origem

domingo, 27 de novembro de 2011

O poder do fogo e uma azia !


Ontem houve derby. Mas não foi um derby qualquer...
Foi "O" derby : Benfica-Sporting. Passam os anos, mas continua louco, apaixonante, quente...muito quente ! 
Que digam as bancadas do topo norte...  

O jogo foi transmitido em directo pela Sporttv e pelo National Geographic, porque estava uma jaula no estádio e desta forma chegou-se a estudar os hábitos dos muitos animais que lá estavam em cativeiro. 
Que digam as bancadas do topo norte...

No final, o Benfica empatou com um golo de cabeceamento de Javi Garcia, após um canto de Aimar. Sim, 1-0 ao Sporting é empate. Entretanto, o jogador Alan do SC Braga veio já público solidarizar-se com Rui Patrício, dizendo que o guarda-redes leonino foi alvo de um golo racista. Depois, houve o que há normalmente sempre nestes jogos, que são as bolas no poste, as expulsões, os adeptos a perderem anos de vida, os bombeiros a apagarem incêndios dentro do estádio, etc...As cenas de qualquer derby escaldante. 
Que digam as bancadas do topo norte...

Os dirigentes do Sporting CP já falaram sobre o incên...incidente, indicando que existem adeptos de 1ª e 2ª categoria, não se revendo nas atitudes de adeptos de 2ª categoria. Estes comentários tiveram um eco imediato nas empresas de rating, tendo como repercussão, a Fitch e a Moody's a baixarem o rating da Juve Leo para lixo. 
Que digam as bancadas do topo norte...

Já os viscondes Carlos Freitas e Pereira Cristovão criticaram a falta de timming do clube da Luz para a colocação da jaula e para as condições pré-históricas que os anim...adeptos leoninos tiveram durante o jogo. É verdade, nisso o Benfica teve muito mal. Eles nem sequer aquecimento central tinham dentro da jaula...Mas eles depois, lá resolveram tratar desse assunto pessoalmente, também ao estilo pré-histórico da Idade do Fogo. 
Que digam as bancadas do topo norte...

Em jeito de conclusão, vi um Benfica cansado de não perder na Europa, frente a um Sporting fresco de jornadas europeias com atitudes de FC Porto e o único perigo que eu vi da tão polémica jaula foi o facto de não ter escoamento rápido dos anim...adeptos em caso de incêndio. 
Que digam as bancadas do topo norte...

É por isso muito estranho o facto dos dirigentes do Sporting CP terem sido tão celeres a apontar os erros e a condenar tudo e mais alguma coisa ao Benfica pela recepção aos seus adeptos e nada disseram sobre os que esses mesmos adeptos fizeram nas bancadas. Não se entende o critério nem a moral.
É estranho...porque lembro-me que num passado recente jogaram com outros clubes europeus, como por exemplo, o Valência ou o Bayern de Munique, onde os tais educados adeptos também ficaram dentro de outras jaulas e viram o seu respectivo clube perder por mais de 3 golos, tendo ficado a arder nessas ocasiões sem terem incendiado nada. Sinal que até se sabem comportar lá fora...
Que digam os topos nortes dos estádios de lá fora...

Eu que até tinha achado que a questão da "jaula" tinha sido mal trabalhada pelo Benfica e teria sido evitada muita chatice caso tivessem optado pela inclusão dessa caixa de segurança nos jogos em casa logo no inicio da época, dou por mim no final do jogo a achar que afinal, aquela "jaula" até foi boa ideia, tendo em conta as pessoas civilizadas que lá estiveram ! Felizmente, o Benfica antecipou-se à lei de Newton do principio da acção/reacção. 
Infelizmente, para as bancadas do topo norte...

PS - Apesar de não achar especial piada ao director de comunicação do Benfica, ontem o João Gabriel teve declarações que roçaram o épico, e por isso irão ter lugar de destaque neste blog : Elas são : "Não havia fosso, e por isso ninguém caiu ao fosso" e "Queremos 40.000 bilhetes para Alvalade, pagamos adiantado e não devolveremos nenhum". Esteve particulamente "on fire"...  

Sem comentários:

Enviar um comentário