origem

quarta-feira, 25 de abril de 2012

O cravo e a ferradura...


♫ Quis saber quem sou, o que faço aqui ♫ ... 
Epa, não me lembro do resto, mas a culpa deve ser do álcool ou dos ansiolíticos. 

Hoje comemorou-se o 25 de Abril.
Para os mais jovens que julgam que esta data é um feriado religioso, deixo aqui um breve resumo do que aconteceu ontem e que hoje nos permite a todos viver num regime democrático. Então crianças, o que aconteceu foi que há 38 anos atrás, aconteceu um golpe militar que depôs o antigo regime, ditatorial, chamado de Estado Novo. Esse tal Estado Novo tinha politicas de condicionamento à pessoas, onde se destacava uma força policial chamada de PIDE, e onde qualquer tentativa de ir contra os ideais do regime (tais como organizações civis), seria penalizado com prisão. 
Logo, se não tivesse ocorrido a Revolução dos Cravos há 38 anos atrás, seria impossível hoje eu ter um blogue onde pudesse escrever o que penso. Seria imediatamente preso por estupidez agressiva e encarcerado numa masmorra algures na Trafaria ou algo no género. 

Portanto, como vêem, meus queridinhos da nova geração deste País à beira mar plantado, hoje é comemorado com glória e muito orgulho um dia que viu o nascer de uma Nação livre. Quer dizer, pelo menos devia ser comemorado assim. Houve certas pessoas que resolveram não o fazer...
Estão, como é lógico, no seu direito. Sim, no direito que conquistaram há exactamente 38 anos. Sim...os mesmos que tiveram a coragem de o fazer. Os tais militares dos cravos. Estarei eu a criticar a sua postura ? Sim, estou. 
Por muito que os motivos apresentados sejam fortes, tais como a crise, as politicas de austeridade implementadas, etc., nenhum motivo é forte o suficiente para ignorar algo que mudou a cara deste País. 
Os políticos e os seus ideais, chegam e vão. Afinal de contas, fomos nós com essa tal "arma" de Liberdade e de opção de voto que os pusemos no poder e agora teremos que saber lidar com isso. Mas nada irá mudar as preciosas conquistas que conservamos desde então. E era isto que eles deveriam lembrar. Ou será que é por acaso que dizemos : "25 de Abril sempre !" ?
Como tal, também eu tenho o livre arbítrio de usar da liberdade de expressão e da crítica. Quer dizer...mais ou menos, já que a minha mulher quis que eu visse com ela o Breaking Dawn Pt.1, da saga Twilight. 
Pois, eu sei...a Liberdade também tem as suas ironias...

PS1 - Na minha humilde opinião, o golpe militar ocorrido à 38 anos, teria mais piada se as chaimites usadas para o efeito tivesem sido Transformers. Assim, o MFA seria Movimento das Forças dos Autobots.
PS2 - Daqui posto de comando : acabou-se-me a porra do Jack Daniel's ! 
Portantos, tragam lá a merda da chaimite com uma garrafinha, sff...escuto !

Sem comentários:

Enviar um comentário